sexta-feira, 22 de março de 2013

Entendendo um Ecossistema

Fazer um terrário é uma experiência curiosa e divertida, capaz de reproduzir os fenômenos observados na natureza. Também permite acompanhar de perto o comportamento de algumas espécies animais e o desenvolvimento dos vegetais.
Nas aulas de Ciência do 6º ano 2, orientados pela professora Maipê, os alunos aliaram a ideia do terrário a do reaproveitamento de materiais sólidos, utilizando garrafas pet como recipiente.
Inicialmente os alunos visualizaram slides, tiraram dúvidas, ouviram orientações e organizaram o material necessário. 
Para montar  o terrário os alunos foram orientados a lavarem bem a garrafa que iriam utilizar, afim de evitar a proliferação de fungos ou bactérias que pudessem  alterar o equilíbrio do ambiente interno. Para iniciar a montagem, reproduziram aos camadas do solo (rocha, areia, terra), plantaram pequenas espécies vegetais, colocaram pequenos animais, molharam e vedaram a garrafa para evitar entrada de ar e de água do ambiente externo.

Professora Maipê e alunos do 6º ano 2 após a montagem dos terrários

Um terrário nada mais é do que a reprodução de um ecossistema natural.
Para preservá-lo, o grande desafio consiste em distribuir plantas e animais na exata proporção – isto é, encontrar o ponto de equilíbrio ecológico entre os fenômenos de evaporação, condensação, impermeabilização de materiais, camadas do solo, necessidades dos vegetais e fotossíntese. Também é possível observar desequilíbrios ambientais. Por exemplo: se uma espécie vegetal começar a murchar, é sinal de que não está se adaptando a esse microssistema. O mesmo acontece com os insetos que permanecem imóveis.

O aluno Iago Antunes mostrando como ficou o seu terrário
É fundamental que o terrário fique lacrado, pois assim vai constatar a formação de um ciclo de chuvas. A água que penetrou nas plantas pelas raízes vai evaporar-se e formar gotículas sobre as folhas. A atmosfera criada no terrário fechado não vai conseguir absorver todo o vapor, que se acumulará nas paredes do recipiente. Quando a umidade chegar ao ponto de saturação vai chover no terrário. A água voltará ao solo e o ciclo recomeçará.

Também mostrando o seu terrário, o aluno João Iago
Agora vamos esperar um pouco. Os alunos irão observar em fazer suas anotações para, então, nos contar o que vai acontecer nos terrários.

Desenvolvido com base em EBAH. Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfJTsAJ/terrario

Um comentário: