sexta-feira, 18 de maio de 2012

Quem foi Elsa Deeke?

A denominação da Escola se deve ao nome de sua patronesse, Sra. “Elsa Deeke”, nascida no Rio de Janeiro em 1912, filha de pai alemão e mãe francesa.
Tendo estudado na Europa  e  no Rio de Janeiro, tinha amplo conhecimento de música e dos idiomas alemão, francês e inglês.
Na juventude casou-se com o Sr. Victor Félix Deeke, catarinense, nascido em Ibirama em 1911. Seu marido tornou-se um dos diretores da Cia. Fábrica de Papel Itajaí e foi um dos responsáveis pela instalação da fábrica em Otacílio Costa.
Na década de 1940 acompanhou seu marido como intérprete em viagem de trabalho aos Estados Unidos. Na mesma década recebeu o diagnóstico de câncer, passando nos anos seguintes por várias cirurgias.
Em 1951, o casal Victor e Elsa viajou para a Suécia onde ela foi madrinha do navio sueco com o nome de Itajaí, atendendo o convite do  Armador Erick Brodin.
O Sr. Victor Félix Deeke foi incentivador da educação em do nosso município e colaborador na fundação da E.E.B Elza Deeke, por isso, em sua homenagem, a escola recebeu o nome de sua esposa que faleceu em 07 de setembro de 1953, na Suíça, onde estava em tratamento.
Fato curioso: os documentos da Escola foram registrados com o nome de Elsa com “z” (Elza Deeke). 

Um comentário:

  1. Parabéns Meninas, o blog está no ar!
    Agora é só ir alimentando... Vocês poderiam estar incentivando os educandos a estarem produzindo notícias, vídeos, fotos sobre o que acontece atualmente na Elza Deeke... Quem são os estudantes? O que gostam de fazer? Um papo de corredor...
    Somos os primeiros seguidores... Abraços Barbara Zanoni

    ResponderExcluir