quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Brincando e Aprendendo Frações

Fração é a representação da parte de um tudo (de um ou mais inteiros), assim, podemos considerá-la como sendo mais uma representação de quantidade, ou seja, uma representação numérica, com ela podemos efetuar todas as operações como: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, radiciação (Fonte: Daniela Miranda. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/matematica/fracao.htm>).
No 4º ano 1, com a professora Simone, os alunos estão estudando Fração. Como de costume, a proposta é que todos aprendem de maneira lúdica. Para isso, a professora usou os exemplos da pizza e da barra de chocolate. 

Cartaz com os exemplos da pizza e da barra de chocolate

Após a introdução do conteúdo, quando os alunos começaram a desenvolver as primeiras noções de fração, através dos exemplos passados no quadro e mostrados no cartaz, os alunos fizeram uma atividade prática. 


Iniciando a atividade

Os recursos utilizados foram simples: Papel A4, régua, lápis de cor e caneta colorida. Imaginando que a folha A4 fosse uma barra de chocolate, ou seja, um inteiro, os alunos a dividiram em 8 partes iguais. Ainda usando a imaginação, os alunos "comeram" partes da barra de chocolate, ou seja, pintaram algumas das 8 partes da folha para, então, formar uma fração. 

Construindo fração
 Contando as partes pintadas e as que ficaram em branco, os alunos registraram qual foi a fração que elaboraram. Assim, adquiriram o conceito de fração, numa ambiente descontraído e de interação com os colegas.  


Após a conclusão da atividade todos os trabalhos foram exposto no mural da sala, mostrando que as aulas de matemática nada tem de cansativas. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário